Simulação energética visando certificação LEED (Green Building)

Os programas computacionais vêm sendo também utilizados para enquadrar as edificações dentro do programa de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Nos EUA, o conceito de “prédios verdes” foi formalizado em 2000, pelo USGBC (United States Green Building Council), que criou os padrões LEED, destinados a promover a construção de edificações mais eficientes energeticamente.
O tipo de certificação LEED depende dos pontos conseguidos pela edificação, os quais vão qualificá-la em: Certificada, Prata, Ouro ou Platina. Estima-se que um edifício "ouro" tenha impacto ambiental 50% inferior ao de um prédio convencional de mesmo tamanho. Para o nível "platina" a redução desse impacto seria de 70 %.
Os projetos dos “prédios verdes” exigem um planejamento mais detalhado, uma maior coordenação entre os responsáveis por seus sub-sistemas e respectivas instalações. Todavia, é possível e desejável que uma percepção mais conseqüente da necessidade de promover a sustentabilidade energética e ambiental contribua para sua generalização em todos os países.

Como pré-requisito do processo de certificação é necessário que a edificação apresente uma economia de 14% em relação a uma edificação de mesma área com eficiência mínima estabelecida pela Ashrae Standard 90.1.

Dessa forma, é necessário o uso de um programa de simulação computacional que estime tal economia.

A TechnoBuild utiliza o programa EnergyPlus para modelar a edificação analisada, realizando as seguintes etapas: Modelagem do projeto no programa EnergyPlus, incluindo seus sistemas existentes, de acordo com as condições definidas no capítulo 11 da ASHRAE Standard 90.1-2004, ou anexo G, da referida norma;
Modelagem do modelo building budget design para cálculo do Energy Cost Budget, atendendo aos requisitos mínimos de eficiência energética da ASHRAE Standard 90.1-2004;
Determinação do Design Energy Cost e o Energy Cost Budget para quantificar o percentual de economia obtido com o projeto em relação a Standard 90.1 (capítulo 11 e anexo G).
O modelo para cálculo do Energy Cost Budget deverá ser modificado de acordo com o Anexo G da ASHRAE Standard 90.1-2004, com o intuito de definir o nível de eficiência energética alcançado com o projeto da edificação.
Para o início das simulações o cliente deve comprometer-se em disponibilizar as informações necessárias do CheckList.

A Empresa Serviços Cursos Notícias Projetos Downloads Links Fale Conosco
Todos os Direitos Reservados a TechnoBuild © 2017 | acessar webmail