Projeto e execução de isolamento térmico em edificações

Isolantes térmicos são materiais ou uma combinação de diferentes materiais que restringem o fluxo de calor em edificações. O calor é transferido naturalmente do ambiente mais quente para o mais frio. Geralmente, durante o verão, o calor se difunde de fora para dentro da edificação, exigindo uma maior utilização do sistema de condicionamento de ar. Durante o inverno, o sentido da transferência de calor é inverso ao do verão, fluindo do ambiente interno para o externo, exigindo uma maior utilização do sistema de calefação.

A utilização do isolamento térmico pode melhorar a eficiência energética das edificações, da seguinte forma:

a) Economia no consumo de energia elétrica; pelo fato do isolamento térmico restringir a entrada de calor;

b) Redução do uso do sistema de condicionamento de ar;

c) Diminuição da emissão de poluentes para o meio ambiente devido a redução de utilização de sistemas elétricos e mecânicos;

d) Aumento do período onde a temperatura interna do ambiente fica mais confortável aos usuários;

e) Redução do ruído procedente de ambientes vizinhos e externos;

f) Redução da flutuação da temperatura interna.

Para avaliar o impacto do isolamento térmico de fachadas e cobertura de edificações no consumo de energia elétrica podem ser criadas alternativas sobre o modelo base, variando-se o percentual de abertura nas fachadas e a sua respectiva orientação; a transmitância térmica das paredes e coberturas e a densidade de cargas internas (iluminação, pessoas e equipamentos elétricos).

Com relação à densidade de carga interna, esta leva em consideração a potência instalada em iluminação artificial, a densidade de ocupação e equipamentos elétricos em cada zona térmica. A importância desse parâmetro está no fato de que simulações realizadas em pesquisas anteriores mostraram que os benefícios do isolamento térmico de paredes em alguns climas brasileiros são altamente dependentes da geração de calor interno na edificação. Prédios com alta densidade de carga interna necessitam de um envelope com resistência térmica mais baixa para permitir maior dissipação de calor. Prédios mais eficientes, com carga interna mais baixa, teriam maior necessidade de isolamento térmico em suas paredes.

Além do impacto no consumo de energia, há ainda o impacto no dimensionamento do sistema de condicionamento de ar. Pois se o isolamento térmico é capaz de reduzir a carga térmica instantânea, ou seja carga de pico, para certas condições de projeto de edificações, certamente haverá uma redução na necessidade de carga instalada (TR) em condicionamento de ar.

A Empresa Serviços Cursos Notícias Projetos Downloads Links Fale Conosco
Todos os Direitos Reservados a TechnoBuild © 2017 | acessar webmail