Análise térmica de edificações

A simulação computacional possibilita a identificação do efeito de cada fator isoladamente, o que nem sempre é possível em um caso real. Além disso, a facilidade de manipulação das variáveis envolvidas na edificação, o baixo custo e a redução do tempo de simulação contribuem ainda mais para uma maior utilização destes programas computacionais.

Para analisar a influência dos parâmetros que mais influenciam na envoltória da edificação, são realizadas análises comparativas de diversas combinações dos parâmetros envolvidos na edificação.

A influência de cada parâmetro é analisada através do método do balanço térmico. O balanço de energia para cada elemento da edificação no programa EnergyPlus, envolve os processos de condução, convecção e de radiação os quais ocorrem nas superfícies internas e externas. Os ganhos de calor internos com o sistema de iluminação, sistema de condicionamento de ar, equipamentos e pessoas são de extrema importância para o cálculo do balanço térmico na edificação. As superfícies interagem com o balanço térmico do ar da zona por convecção.

O balanço térmico do ar envolve o processo de convecção em relação às cargas internas, ao ar que o sistema de condicionamento de ar insere na zona e ao sistema de ventilação e infiltração presentes na zona térmica.

A metodologia utilizada para analisar os ganhos e perdas de calor é baseada no cálculo do fluxo de calor por convecção entre as temperaturas internas de cada superfície (cobertura, paredes, piso e janelas) com a temperatura do ambiente no qual está inserida.

A Empresa Serviços Cursos Notícias Projetos Downloads Links Fale Conosco
Todos os Direitos Reservados a TechnoBuild © 2017 | acessar webmail